Ovo vegano, açúcar demera orgânico líquido e outras novidades foram apresentadas na Food Ingredients 2019

Amanda Pinto, gestora de novos projetos do Grupo Mantiqueira, diz que o N.Ovo pode substituir os ovos convencionais no preparo de bolos, pães e massas. Foto: Divulgação

 

Impulsionada pelo crescimento da alimentação natural e vegana no Brasil, a indústria de ingredientes alimentícios do país passa por uma revolução como Diário Verde vem atestando em feiras de produtos orgânicos, saudáveis e veganos.

Este cenário de grandes e rápidas mudanças está obrigando as indústrias de alimentos e ingredientes a mudarem para atender o consumo da sociedade preocupada em mudar os hábitos alimentares com o objetivo de alcançar bem-estar e  melhor qualidade de vida.  

Ovo vegano, açúcar demerara líquido orgânico, hambúrguer vegetal, além de aromas e corantes à base de plantas foram algumas das novidades que as empresas participantes da  23ª Food Ingredients of South America 2019 lançaram no mercado de alimentos saudáveis.

Dados recentes revelam que tanto a busca por alimentação natural quanto a quantidade de adeptos do veganismo não param de crescer no Brasil.

Já existem menos 7 milhões de veganos brasileiros, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Vegetarismo. De 2012 a 2017, o volume de buscas pelo termo “vegano” na internet aumentou 14 vezes no país e a estimativa de crescimento deste mercado é de 30% a 40% ao ano.

Confira abaixo, as novidades e tendências do mercado saudável.

 

 

OVO VEGANO DO GRUPO MANTIQUEIRA É LANÇAMENTO INÉDITO NO BRASIL

Com a grande mudança no setor de alimentos  que está ocorrendo devido à crescente demanda dos consumidores por produtos de origem vegetal, o Grupo Mantiqueira acaba de lançar o primeiro substituto do ovo para o preparo de receitas: o N.Ovo.

Foto: Divulgação

Trata-se de uma versão plant based (*) para as pessoas que não querem consumir  o ovo de origem animal ou que possuem intolerância ou alergia ao alimento. O produto é inédito no Brasil, mas já existe desde 2016 nos EUA.

A concepção do produto (ao lado), que tem como ingrediente principal o amido de ervilha e vem no formato de pó,  é substituir os ovos em diversas refeições, como bolos, pães e massas.

Além de ser inodoro, enquanto o ovo in natura tem a validade aproximada de 28 dias, o N.Ovo dura 10 meses após a fabricação.

“Antes de lançarmos o N.Ovo. fizemos muitas pesquisas em feiras ao redor do mundo. Tivemos acesso a todos os produtos que substituem ovos e fizemos alguns testes até chegarmos nesse que julgamos ser a melhor solução, tanto pela aplicabilidade quanto pela saudabilidade”, conta Amanda Pinto, do Grupo Mantiqueira. gestora de Novos Produtos da Mantiqueira.

Como é usado o produto e onde encontrar

A proporção do uso do produto em receitas acontece da seguinte forma: 1 ovo de 50g = 11g de N.OVO + 39ml de água. Cada caixa do produto contem 132g em pó equivalente a 12 ovos e acompanha um kit com medidor, possibilitando que o consumidor saiba a quantidade necessária para realizar suas receitas.

Cada unidade do N.Ovo custa em média R$ 19,90 e já está sendo vendido em 700 pontos de vendas de seis estados como grandes redes de supermercados, empórios e lojas de produtos naturais, a maior parte em São Paulo e no Rio (Pão de Açúcar, Rede Unno, La Fruteria, St. Marché).

Até o fim do ano, a empresa espera chegar a mais de 2 mil. Futuramente, a marca  lançará o Clube do Ovo, serviço por assinatura com entrega programada de ovos em domicílio.

E o departamento de Inovação e Pesquisa já trabalha para lançar brevemente um substituto para ovo de mesa, que poderá ser usado no preparo de omeletes e ovos mexidos.

 

A caixa do produto tem 132 g em pó equivalente a 12 ovos convencionais e acompanha um kit de orientação ao consumidor. Foto: Divulgação

Sobre o Grupo Mantiqueira

Com mais de 30 anos de atividades, a companhia é atualmente o maior produtor de ovos do Brasil e da América do Sul, e uma das 12 maiores granjas do mundo, produzindo mais de 2 bilhões de ovos por ano e exportando para 6 países (principalmente Oriente Médio, África e Ásia).

Com início da trajetória na Serra da Mantiqueira, hoje o grupo sediado no Rio de Janeiro conta com 4 produtoras nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro, abastecendo 18 estados brasileiros.

A Ovos Mantiqueira mudou o cenário da avicultura no Brasil, desenvolvendo granjas totalmente automatizadas, através da implantação de novas tecnologias para produção e distribuição por todo o território nacional.

Mais informações: Grupo Mantiqueira

 

 

 

 

O burger vegano tem aroma, sabor, cor e textura semelhante ao de origem animal,
mas feito à base de ervilha e não contém glúten. Foto: Divulgação

 

 

HAMBÚRGUER VEGETAL DA SUPERBOM RECEBE PRÊMIO DE INOVAÇÃO

A Superbom, tradicional empresa alimentícia, que trabalha com uma linha de produtos saudáveis desde 1925, lançou em maio de 2019 o Burger Gourmet Vegan, inovação no mercado vegetariano e vegano.

Hambúrguer com aroma, sabor, cor e textura semelhante ao de origem animal, no entanto, totalmente plant based, feito à base de ervilha. Com 15 g de proteína, segundo a empresa, complementa as necessidades proteicas diárias com facilidade, sendo o elemento para criar os melhores lanches com mais sabor e nutrição, respeitando os animais e o meio ambiente.

Outra grande vantagem é que este burger vegano não contém glúten, sendo também uma opção para pessoas que possuem restrição alimentar.

A empresa investiu cerca de 9 milhões de reais em tecnologia, pesquisas e testes para chegar à fórmula ideal do produto, que também é livre de alergênicos, transgênicos, conservantes e corantes artificiais. Acrescenta que, os benefícios nutricionais do alimento se estendem para o alto teor de fibras alimentares, rico em vitaminas A, B9 e B12, assim como os minerais: ferro e zinco.

O  Burger Gourmet Vegan, da Superbom, conquistou o 2º lugar de Produto Mais Inovador do Fi Innovations Awards 2019, premiação sul-americana da indústria de alimentos.

“A Superbom é a primeira indústria de alimentos plant based a conquistar esse prêmio (abaixo). Para nós, é uma forma de reconhecimento de todo o nosso pioneirismo e inovação no ramo de substitutos de carne”, diz Cristina Ferreira, diretora de P&D e industrial da Superbom.

Foto: Divulgação

O produto foi lançado em maio/19 e já está disponível no mercado varejista.

E já está disponível nas cidades  de São Paulo, Grande São Paulo (ABC, Osasco), Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Hortolândia, Rio de Janeiro, Manaus, Goiânia, Distrito Federal, Recife, Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Maringá, Joinville, Porto Alegre, Caxias do Sul.

A empresa informa que o preço sugerido ao consumidor é de R$ 17,90 a R$ 19,90 a caixa com dois hambúrgueres de 114g cada.

Para localizar onde adquirir  o Burguer Gourmet Vegan clique Aqui 

 

Sobre a Superbom

Empresa alimentícia, que trabalha com uma linha de produtos saudáveis, que abrange sucos, geleias, salsichas, proteínas, pratos prontos, entre outros. Fundada em 1925, a Superbom comercializa os seus produtos em mais de 25 mil pontos de vendas em todo país.

Durante toda a sua história, a empresa atua diretamente ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Atualmente, a companhia conta com 250 colaboradores, entre a sede e as duas plantas da indústria (localizadas em São Paulo, capital, e em Lebon Régis, Santa Catarina).

Mais informações: Superbom

 

 

AÇÚCAR DEMERARA LÍQUIDO ORGÂNICO É LANÇAMENTO INÉDITO NO BRASIL

A marca Concepta, unidade de negócios do Grupo Sabará especializada em soluções naturais e tecnológicas para as indústrias de alimentos saudáveis, naturais e orgânicos, é a primeira empresa brasileira a lançar no mercado o açúcar demerara líquido. A empresa mostrou seus lançamentos no espaço Organis junto com outras associadas da entidade setorial dos orgânicos na 23ª FiSA. 

Versão líquido do açúcar demerara facilita a manipulação e é utilizado para produzir pães,doces, molhos. Foto: Divulgação

Proveniente do manejo orgânico, o açúcar demerara líquido da Concepta Ingredients pode ser utilizado em uma ampla gama de produtos das indústrias alimentícias, como pães, bolos, doces, grelhados, molhos e chutneys.

A versão líquida facilita a manipulação e não empedra durante o armazenamento, o que garante maior aproveitamento.

Com sabor suave e delicado, o produto é derivado do refinamento leve, mantendo os altos valores nutricionais da cana.

Além disso, a manipulação do novo açúcar da Concepta fomenta um modelo de economia circular, onde 100% dos subprodutos resultantes da produção são destinados à fertilização do solo do sistema orgânico.

A  marca apresentou durante a 23ª Food Ingredients, além do lançamento inédito açúcar mascavo líquido orgânico as linha de açúcares orgânicos e a de óleos orgânicos e exóticos como a  de babaçu tostado orgânico (abaixo) que integram o portfólio produtos exóticos da biodiversidade brasileira, desenvolvidos para atender aos diferentes segmentos de mercado.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre a Concepta Ingredients/Grupo Sabará

A Concepta Ingredients  é especializada em soluções naturais e tecnológicas desenvolvidas de acordo com o  Programa de Valorização da Sociobiodiversidade.

A partir de um trabalho baseado em inovação e pesquisa, a empresa oferece ingredientes orgânicos e exóticos, apoiados na capacitação de famílias e conservação de áreas de risco ambiental em diferentes biomas do Brasil.

A Concepta Ingredients integra o Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, que atua em todo o território nacional, com distribuição de seus produtos em mais de 40 países.

Mais informações: Grupo Sabará

 

 

Aromas naturais com essências cítricas produzidos pela Döhler. Foto: Divulgação

 

NATURAIS À BASE DE PLANTAS PARA INDÚSTRIA ALIMENTOS E BEBIDAS

“Transformando o melhor da natureza em Excelência Nutricional & Multissensorial” foi o conceito que a companhia alemã Döhler apresentou ao mercado durante a FiSA 2019 com aplicações e produtos  para a indústria de alimentos e bebidas que refletem os temas centrais naturalidade, nutrição à base de plantas e redução de açúcar.

Foram apresentou componentes  carbonatados (base de ácido carbônico) com redução de açúcar, além de essência de limão e extratos autênticos de chá, lavanda e alecrim, bem como uma série de bebidas à base de plantas, como o blend de coco e arroz.

Segundo a companhia, o objetivo do seu amplo portfolio de aromas é fornecer a cada mercado inovações de produtos para atender os gostos dos consumidores.

Além de bebidas, a Döhler mostrou soluções para a indústria alimentícia. Aplicações de produtos, como os smoothie bowls com diferentes variedades de sabores ou sorvetes e iogurtes à base de plantas.

O extenso leque de inovações é baseada em um amplo portfólio de ingredientes naturais que consiste em aromas e corantes saudáveis, ingredientes de cereais, lácteos e à base de plantas, fermentado secos e componentes de frutas e vegetais.

Sobre a Döhler

A companhia alemã é produtora, vendedora e fornecedora de ingredientes naturais com alta tecnologia, e soluções integradas para a indústria de alimentos e bebidas, com destaque para aromas e corantes naturais, componentes saudáveis, de grãos e cereais, lácteos e à base de plantas, dentre outros.

Sediada na cidade de Dramstadt, Alemanha, está presente em mais de 130 países e possui mais de 40 unidades de produção com 6 mil funcionários. A empresa apresenta produtos para alimentos e bebidas inteiramente integrados.

Mais informações: Döhler

 

(*) Plant based 

A dieta plant based, que vem se tornando cada vez mais popular, prioriza o consumo de alimentos de origem vegetal, sendo o mais natural e mais perto de sua forma original possível, com muitos alimentos coloridos ou “comida de verdade”.

Ou seja, são valorizados os alimentos em sua forma mais íntegra, livre de qualquer refinamento, inúmeros processamentos e aditivos artificiais. A dieta melhora a saúde e o sistema imunológico, devido à grande variedade de alimentos de origem vegetal com grande aporte de micronutrientes, fibras, antioxidantes e compostos bioativos.).

Fonte: Natue life 

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