Vem aí a 14ª Bio Brazil Fair – o maior evento de orgânicos da América Latina

Mercado brasileiro de produtos orgânicos já movimenta R$ 3 bilhões, reflexo da procura do consumidor por alimentos e hábitos saudáveis. Foto: Primeira Página

 

O universo orgânico em movimento acontece de 6  a 9 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Trata-se da 14ª edição da Bio Brazil Fair/BioFach America Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia.

Este ano, seguindo tendência mundial das grandes feiras do setor, pesquisa com os expositores (83% a favor da mudança) e para manter seu crescimento sustentável (40%), a mostra antes realizada na Bienal do Ibirapuera passa para o Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Seguindo os princípios de um evento sustentável, a Bio Brazil Fair/BioFach America Latina incentiva seus visitantes a utilizarem o transporte público e, para isso, oferece traslado gratuito de ida e volta da estação Portuguesa-Tietê do metrô até o Anhembi.

Atualmente a mostra é considerada a maior do mercado de produtos orgânicos no continente latino-americano.  Sua última edição teve 167 expositores (42% a mais que em 2016), que apresentaram cerca de 1.200 lançamentos e novidades em alimentos in natura e processados, moda, cosméticos e serviços voltados à produção.

Divulgar benefícios dos orgânicos ao consumidor

Quando se pensa em bioalimentos, vem à mente carnes, leites, sucos, frutas, pães e massas, enfim, uma profusão de produtos inclusive os funcionais, que ajudam o metabolismo a promover a saúde e bem-estar.

Se o tema for cosméticos, a produção de orgânicos tem um leque abrangente: aromas, essências, sabonetes, xampus, tônicos e por aí vai. Moda? A resposta são biojoias, tecidos e acessórios. Uma das várias novidades é o espaço dedicado aos produtos para pets.

Desde a sua primeira edição, a Bio Brazil Fair/BioFach America Latina sempre teve como objetivo colaborar na disseminação dos benefícios de produtos dos orgânicos para o consumidor final.

Neste sentido, todos os dias a feira abre suas portas para o público em geral, com entrada gratuita, que pode realizar compras em pequenas quantidades nos estandes dos produtores e fabricantes.

Fórum, palestras, encontros e rodadas de negócios

Eventos integrados como o Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável, Encontro com Agricultores Orgânicos para o Fornecimento na Alimentação Escolar, Painel de Cosméticos Orgânicos e Naturais, além do Seminário SVB – Vegetarianismo em Foco, Festival de Cozinha Vegetariana e vários outros painéis, encontros e palestras somam mais de 100 horas de programação, a maior parte gratuita.

A iniciativa também promove Rodadas de Negócios, que são reuniões pré-agendadas e realizadas num ambiente reservado fora dos estandes.

A Naturaltech terá programação especial para veganos e vegetarianos. Foto: Primeira Página

 

Evento simultâneo

Simultaneamente à Bio Brazil Fair/BioFach America Latina acontece a Naturaltech 2018 – 14ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, único evento brasileiro de negócios voltado ao segmento de produtos naturais e promoção da saúde.

Mercado de orgânicos: R$ 3 bi em 2016

O mercado de produtos orgânicos é um dos que mais crescem no Brasil. O setor ganhou impulso depois da regulamentação em 2011 – que instituiu a obrigatoriedade de certificação e um selo de garantia para orientar o consumidor – e vem crescendo a taxas significativas desde então, da ordem de 20 a 30% ao ano.

O crescente interesse da população brasileira pelo consumo de  alimentos orgânicos relacionados aos hábitos saudáveis refletiu em negócios da ordem de R$ 3 bilhões em 2016, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

A feira reúne desde empresas líderes de mercado, que buscam ampliar seu volume de negócios e estreitar o relacionamento direto com o varejo e os consumidores, até pequenos produtores, que participam do evento apoiados por cooperativas e entidades governamentais.

Sobre o grupo NürnbergMesse

Promovida pela Francal Feiras desde 2005, há cinco anos a mostra conta com a parceria da NürnbergMesse, promotora alemã da BioFach – mais importante feira de negócios de orgânicos do mundo, com edições na Alemanha, Índia, China, Japão e Estados Unidos.

O grupo NürnbergMesse é uma das 15 maiores empresas organizadoras de feiras do mundo e faz parte das dez maiores empresas da Europa. O portfólio inclui mais de 120 feiras e congressos internacionais em Nuremberg (Alemanha) e em todo o mundo.

Sobre a Francal

Em 2018, a Francal Feiras comemora a 50ª edição da FRANCAL, principal feira de seu portfólio e um dos maiores eventos calçadistas do mundo. O sucesso da feira deu origem à promotora, que se tornou uma das líderes do mercado e é reconhecida pelo dinamismo, profissionalismo e alta qualidade que imprime a todos seus eventos.

Atualmente, a Francal Feiras colabora para o desenvolvimento de 15 importantes segmentos da economia por meio de eventos que ampliam a visibilidade das marcas, as oportunidades de negócios, o relacionamento de toda a cadeia e o conhecimento.

 

 

SERVIÇO DIÁRIO VERDE

 BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2018 – 14ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia

Data: 6 a 9 de junho (quarta a sábado)

Horário: das 11h às 20h, aberta ao público com entrada gratuita

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP)

Promoção/Organização: Francal Feiras

Colaboração: NürnbergMesse

Apoio: AAO (Associação de Agricultura Orgânica) e ORGANIS (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável)

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100

Site: www.biobrazilfair.com.br

Twitter: @biobrazilfair

Facebook: BioBrazilFair

Google+: Bio Brazil Fair