Nem a tradicional cerveja alemã escapou do herbicida glifosato

Lúpulo, malte, fermento e água são os quatro ingredientes permitidos na cerveja alemã, segundo a famosa Lei de Pureza da Baviera, datada de 23 de abril de 1516. Foto: DW
Lúpulo, malte, fermento e água são os quatro ingredientes permitidos na cerveja alemã, segundo a famosa Lei de Pureza da Baviera, datada de 23 de abril de 1516. Foto: DW

 

Diário Verde repercute matéria publicada no portal jornalístico DW sobre a presença do herbicida glifosato, classificado como cancerígeno pela OMS , identificado pelo Instituto Ambiental de Munique em 14 marcas de cervejas alemãs.

Além dos ingredientes tradicionais como lúpulo, malte, fermento e água, o Instituto Ambiental de Munique anunciou  no dia 25/02 que encontrou um quinto: o glifosato, o herbicida mais usado no mundo e amplamente difundido também no Brasil, principalmente em lavouras de soja.

Segundo o instituto, testes em amostras de 14 das cervejas mais populares do país constataram, em todos os casos, traços do herbicida. A quantidade varia de 0,46 a 29,74 microgramas por litro.

Não há um limite legal para a presença de glifosato na popular bebida, mas o instituto afirma que a quantidade máxima de herbicidas permitida na água potável é de 0,1 micrograma por litro.

O Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR), órgão responsável por examinar potenciais ameaças à saúde pública, afirmou que a presença de glifosato na cerveja é esperada devido à aplicação nas lavouras.

Segundo a entidade, os níveis detectados não representam riscos à saúde humana, segundo o que se sabe até o momento sobre o herbicida.

As cervejas testadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Munique. Foto: DW
As cervejas testadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Munique. Foto: DW

Sobre a quantidade detectada pelo instituto de Munique, no caso mais extremo de cerca de 30 microgramas por litro, o BfR declarou que seria necessário consumir mil litros de cerveja por dia para que o produto oferecesse riscos à saúde de um adulto.

“Eu ainda não vi ninguém na Baviera que beba mil litros. E se alguém beber tudo isso, a morte não vai chegar por causa do herbicida, mas por outros motivos que você e eu podemos imaginar”, afirmou o ministro alemão da Alimentação, Christian Schmidt, à emissora N-TV.

“Em termos absolutos, a quantidade é pequena”, afirma a instituição. “Mas, para substâncias carcinogênicas e que afetam os hormônios, não há limite inferior de segurança.”

Para os ambientalistas, o glifosato provavelmente chega até a cerveja pelo trigo ou pela cevada, já que nas lavouras convencionais o herbicida é amplamente usado. A instituição pediu às cervejarias que realizem testes nos ingredientes que utilizam.

A Associação dos Agricultores da Alemanha (DBV) afirmou que cerca da metade da cevada consumida no país é importada de locais onde as exigências para a aplicação de glifosato são menos rígidas.

Na Alemanha, o produto não é aprovado para o uso antes da colheita. No caso do lúpulo, o herbicida não é utilizado, afirmou o DBV.

A Associação Alemã dos Fabricantes de Cerveja rebateu as críticas do instituto ao controle de qualidade das matérias-primas, afirmando que elas são “absurdas e totalmente infundadas”.

O glifosato é o herbicida mais utilizado em todo o mundo. Na Alemanha, ele é aplicado em cerca de 40% das terras usadas na agricultura.

Críticos afirmam que ele é cancerígeno, mas a empresa americana Monsanto, fabricante do produto, afirma que nenhum teste comprovou a periculosidade do herbicida.

A lista das cervejas avaliadas:

Krombacher Pils (2,99 microgramas (μg) por litro)
Oettinger Pils (3,86 μg/l)
Bitburger Pils (0,55 μg/l)
Veltins Pilsener (5,78 μg/l)
Beck’s Pils (0,50 μg/l)
Paulaner Weissbier (0,66 μg/l)
Warsteiner Pils (20,73 μg/l)
Hasseröder Pils (29,74 μg/l)
Radeberger Pilsner (12,01 μg/l)
Erdinger Weissbier (2,92 μg/l)
Augustiner Helles (0,46 μg/l)
Franziskaner Weissbier (0,49 μg/l)
König Pilsener (3,35 μg/l)
Jever Pils (23,04 μg/l)

RC/afp/dpa/ots

Fonte: DW

DEZ FATOS SOBRE A CERVEJA NA ALEMANHA

 

Lei de pureza é coisa do passado

Foto: DW

A Alemanha é pelo menos tão famosa por sua obsessão pelas regras quanto por sua cerveja. O antigo Preceito de Pureza, decretado há quase 500 anos, estipula que a bebida deve conter apenas água, lúpulo, malte e levedura.

Mas, ao contrário do que muitos creem, ele já não vigora mais, tendo sido anulado pela União Europeia em 1987. Apesar disso, muitos cervejeiros ainda seguem a receita tradicional.

 

Artesanais em alta

0,,17357954_303,00

Apesar de o Preceito de Pureza (Reinheisgebot) ter caído há quase três décadas, nos últimos anos as cervejas artesanais decolaram. Seu mercado cresceu sobretudo em Berlim, onde parte dos novos cervejeiros são de fora do país.

O site Mixology.eu, especializado em bares, publicou em 2014 a lista das suas marcas favoritas: Schoppe Bräu, Heidenpeters, Ale Mania, BrauKunstKeller e Crew Republic.

 

Campeões de consumo são outros

0,,17513600_303,00

Embora a Alemanha produza um terço das 15 mil variedades de cerveja do mundo e ostente 1.500 cervejarias, os alemães não levam a medalha de ouro em termos de consumo. No país, cada um “só” bebe uns 110 litros (de 300 a 320 cervejas) por ano.

A campeã mundial de consumo, com 140 a 150 litros per capita, é a República Tcheca – afinal, país da pilsen.

 

Preste atenção onde você está

0,,17513369_303,00

Pode-se pedir cerveja em qualquer bar na Alemanha – mas não qualquer cerveja. Muitos só oferecem a variedade local mais uma pilsen. Se você pedir “Ein Bier, bitte”, o garçom não vai perguntar qual tipo, mas sim trazer uma caneca ou copo da cerveja local.

Em Munique, será uma hefeweizen ou “helles”; em Colônia, uma kölsch, em Hamburgo, uma Astra, e assim por diante.

 

O copo certo

0,,17651347_303,00

Não é apenas importante pedir a cerveja certa em cada cidade: cada variedade de cerveja tem seu tipo apropriado de recipiente. A kölsch, por exemplo, vem num copo de vidro fino de 200 ml.

A hefeweizen se bebe ou numa tulipa de meio-litro, abaulada no alto, ou na caneca tradicional. O copo da pilsen mais parece uma taça de vinho com uma barriguinha de cerveja.

 

Cerveja não é igual a cerveja

0,,18464854_303,00

A maioria das cervejas da Alemanha circula pelos 5% de álcool. Mas cuidado na Baviera: lá, o teor alcoólico de algumas chega a até 6%.

Considerando-se que a cerveja bávara é servida em canecas de um litro, em vez dos mais usuais 300 ml, o efeito é ainda maior. E um café da manhã bávaro tradicional não dispensa cerveja.

 

Cerveja… e o que quer que seja

0,,15808953_303,00

Num país que colocou sob decreto os ingredientes da cerveja, pode-se pensar que todos são puristas. Porém mesmo o alemão mais beberrão de vez em quando mistura a sua cerveja com coisas inimagináveis em outros lugares.

Cada combinação tem seu nome especial: o “radler” é com soda limonada ou Sprite; há inúmeros apelidos para a cerveja com coca-cola. E uma “russe” é metade hefeweizen, metade Sprite.

 

Nem todas são loiras

0,,17513598_303,00

Adicionar xaropes de diferentes sabores à cerveja é um costume bastante comum na vizinha Polônia, mas praticamente desconhecido na Alemanha – exceto na multicolorida Berlim. Lá se pode pedir uma “berliner weisse”: cerveja clara misturada com xarope sabor framboesa ou “waldmeister”(aspérula).

A bebida, servida numa taça atarracada, será vermelha ou verde, de acordo com o caso.

 

 Sem saco de papel

0,,16702069_303,00 (1)

Assim como no Brasil, é comum ver na Alemanha gente bebendo nos trens, grupos de jovens indo para a festa de garrafa na mão, até mesmo idosos festejando o feriado com uma gole.

Isso geralmente choca quem vem dos Estados Unidos, por exemplo, onde consumir bebidas alcoólicas em público é ilegal, e os amigos do copo têm que esconder a sua bebida numa sacola de papel pardo…

 

Não jogue a garrafa fora

0,,16067542_303,00

Também famosos por sua consciência ecológica, os alemães são ávidos recicladores. Em geral se paga um depósito por todo casco, como incentivo para que ele seja devolvido, em vez de jogado fora.

Como cada garrafa plástica vale 0,25 euro e as de vidro, 0,08 euro, é preciso beber muita cerveja para fazer a viagem de volta até o supermercado valer a pena. Portanto, “prost”!

Autoria: Kate Müser (MP)