Ácaros reduzem insetos em plantações de cogumelos comestíveis

00cogumelo

A empresa de biotecnologia Promip informou que o produto biológico Stratiomip recém-lançado conseguiu reduzir em até 50% as perdas com insetos nocivos em plantações de cogumelos comestíveis.

A tecnologia – um composto de ácaros predadores da espécie Stratiolaelaps scimitus – é a primeira do País com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para essa cultura.

“Como no Brasil a utilização de defensivos químicos para o controle dessas pragas é proibida pelo Ministério da Agricultura, o manejo fica restrito à limpeza das instalações e ao descarte correto de sobras da colheita e do  composto exaurido”,  explica  Grazielle Furtado Moreira, coordenadora de desenvolvimento de produtos macrobiológicos da Promip.

Segundo a especialista, o Stratiomip chega como aliado dos agricultores contra o Fungus gnats. Explica que os resultados no Brasil têm se mostrado bastante promissores, sendo esse ácaro já comercializado em vários países da Europa e América do Norte.

A solução biológica é eficaz no controle da mosca Fungus gnats, principal praga no cultivo de cogumelos. Suas larvas causam danos diretos nas plantações, podendo levar a perda total da produção.

No Brasil há mais de 300 produtores de cogumelos comestíveis que cultivam mais de 12 mil toneladas e são responsáveis por 3 mil empregos

O composto, que deve ser aplicado diretamente nos canteiros, reduz a proliferação desses insetos no ambiente de cultivo, pois os ácaros predam justamente os ovos e as larvas da espécie.

Segundo estimativas da Associação Brasileira dos Produtores de Cogumelos, existem mais de 300 produtores do alimento no País que, juntos, cultivam mais de 12 mil toneladas e são responsáveis por 3 mil empregos diretos.

Essa produção está principalmente concentrada em Mogi das Cruzes, São Paulo, e em Curitiba, Paraná. Outros estados com cultivos expressivos são Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Brasília e Rio Grande do Sul.

Fonte: Agrolink/Leonardo Gottems