Paulistanos já podem solicitar composteira para transformar lixo orgânico em adubo

Duas mil composteiras pouparão 300 toneladas de resíduos nos aterros (FOTO: André Jorge Oliveira/Ed. Globo)
Duas mil composteiras pouparão 300 toneladas de resíduos nos aterros (Foto: André Jorge Oliveira/Ed. Globo)

Das 18 mil toneladas de resíduos que vão parar diariamente nos aterros sanitários de São Paulo, cinco mil poderiam ser transformadas em adubo. Ao pensar nisso, a Prefeitura lançou recentemente um programa em que irá disponibilizar, gratuitamente, caixas composteiras à população.

Inicialmente serão distribuídas 2 mil composteiras para fins de teste. Quem quiser participar da experiência precisa ter um espaço de 60 cm x 40 cm x 90 cm e produzir lixo orgânico diariamente – o cadastro pode ser feito por meio do site Composta São Paulo.

O uso do equipamento é bastante simples e requer cerca de 30 minutos por semana. Além da composteira, a Prefeitura se comprometeu a dar oficinas ensinando a usar o equipamento e dando dicas de como reutilizar o lixo corretamente.

Um dos grandes problemas dos aterros são os problemas ambientais decorrentes da decomposição do material, em especial o orgânico. O chorume tóxico, por exemplo, infiltra-se no solo e pode contaminar até mesmo a água subterrânea.

Com o uso da composteira, formada por duas caixas digestoras e uma caixa para o líquido resultante do processo, as cascas de frutas e legumes, restos de alimentos, borra de café e folhas são transformados em um poderoso adubo, que pode ser utilizado em pequenas hortas e jardins.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, a meta é diminuir em 20 anos 80% do resíduo que vai para os aterros. Para isso, não só as composteiras estão pauta, mas também centros de triagem para os resíduos secos.

Fonte: EcoD