O rio Hudson, no Brooklyn, na cidade de Nova York vai ganhar brevemente uma horta flutuante, ou melhor, o projeto Swale que é uma grande barca de 24 x 9 metros, onde serão cultivados 80 tipos de alimento para distribuição gratuita aos participantes dos futuros passeios.
A iniciativa do “Swale” é da artista Mary Mattingly e tem como objetivo fazer a população e o governo refletirem sobre como os espaços públicos estão sendo usados em benefício dos próprios moradores. A denominada “floresta flutuante” deverá passar pelos portos da cidade quando o projeto for implantado.
O conceito foi criado pela artista Mary Mattingly, que em 2009 passou seis meses vivendo em um ecossistema autossuficiente, também flutuante e também em Nova York. Foi aí que ela passou a querer provar que “é possível existir de um modo independente da cadeia global de produção”.
Além de oferecer alimentos gratuitos aos moradores de Nova York, o barco abrigará espaço para atividades culturais, como oficinas de alimentação saudável e apresentações musicais.
“E se alimentos frescos fossem um serviço público gratuito, e não apenas uma mercadoria cara? Essa é a pergunta que realmente queremos responder com o Swale“, escreveu em sua campanha de financiamento coletivo
“Swale” é uma grande colaboração coletiva com grupos e pessoas diferentes, dentre os artistas envolvidos no empreendimento.
“Espero que esse projeto ajude a alterar as leis de Nova York, onde a livre produção de alimentos ainda é ilegal em vários espaços públicos”, disse Mattingly, em coletiva de imprensa há alguns meses.
Fonte: Swale
ALGUMAS IMAGENS DO PROJETO
Imagens: Mary Mattilingly
No vídeo a artista explica (áudio em inglês) a “Floresta flutuante de Alimento em Nova York”