Feiras de orgânicos e naturais comprovam expansão do setor

Foto: Primeira Página

No balanço realizado pela organização das feiras simultâneas Bio Brazil Fair/BioFach America Latina e Naturaltech – 2017, que tiveram a sua 13ª edição encerrada no dia 10/6, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo,  a constatação: continua crescente a procura por alimentos e demais produtos naturais, saudáveis e sustentáveis a cada ano e o setor vem aumentando a oferta de produtos e serviços. Confira abaixo os números.

 

Com 35% a mais de expositores e maior oferta de produtos e serviços, feiras movimentaram negócios do setor e disseminaram a cultura da alimentação e hábitos saudáveis entre os consumidores.

Juntos, os eventos receberam 25.664 visitantes (33% a mais que a edição anterior, em 2016), entre lojistas, compradores corporativos, profissionais da saúde e nutrição, atletas, educadores e público em geral, que vieram ao evento em busca das novidades de um segmento em franca expansão.

Todos eles tiveram oportunidade de conhecer, degustar e comprar as novidades diretamente dos produtores e fabricantes.

À medida que aumenta a demanda, as empresas investem em oferecer mais opções para o mercado: 1.200 lançamentos aos 25,6 mil visitantes

A Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Naturaltech reuniram 404 expositores que apresentaram em torno de 1.200 lançamentos e destaques em produtos orgânicos certificados (alimentos, cosméticos, roupas e acessórios), naturais e de promoção da saúde (alimentos funcionais, probióticos e integrais, produtos vegetarianos e veganos, suplementos alimentares, cosméticos naturais, fitoterápicos e terapias complementares).

Foto: Divulgação

Início quando o mercado era incipiente

Para Abdala Jamil Abdala (ao lado), presidente da Francal Feiras – promotora do evento – o número de expositores 35% maior que no ano passado é um reflexo dessa expansão.

“Começamos estas feiras 13 anos atrás, quando o mercado ainda era incipiente. Nesse período, acompanhamos e colaboramos para seu crescimento, profissionalismo e diversificação. Não temos dúvida que o futuro deste mercado será glorioso, e nossas feiras continuarão a representá-lo e a disseminar a cultura dos produtos orgânicos e naturais para o varejo e o consumidor final”.

Negócios estimados em R$ 23,4 milhões nos próximos doze meses, valor quase 10 vez maior do que a edição passada

Para incrementar ainda mais os negócios, a Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Naturaltech promoveram dois dias de Rodadas de Negócios entre 135 empresas expositoras e 15 compradores de cinco Estados e Distrito Federal, convidados pela organização.

A estimativa de negócios alcançada com as 416 reuniões projetou vendas de R$ 23,4 milhões para as empresas participantes pelos próximos 12 meses, valor quase 10 vezes maior que os R$ 2,47 milhões alcançados nas Rodadas da edição passada.

As reuniões, pré-agendadas e realizadas num ambiente reservado fora dos estandes, colocaram os expositores participantes em contato direto e pessoal com grandes clientes potenciais, como Walmart Brasil, Grupo Pão de Açúcar e Mundo Verde, entre outros.

Pesquisa inédita sobre os consumidores de orgânicos

A Bio Brazil Fair | BioFach America Latina e Naturaltech abriram espaço para uma ampla programação técnica com mais de 100 horas de fóruns, seminários, congressos, palestras, oficinas e outras atividades que colaboraram para a capacitação dos profissionais do setor e ampliaram a visibilidade dos produtos naturais entre produtores, processadores, distribuidores, lojistas, agentes públicos, educadores e consumidores finais.

Entre as muitas atividades, o Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável revelou a primeira pesquisa realizada no Brasil sobre o perfil do consumidor de produtos orgânicos, coordenada pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS).

Foram entrevistadas 905 pessoas em nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Goiânia.

Segundo o ORGANIS, a pesquisa concluiu, entre outras coisas, que 15% da população urbana são consumidores de produtos orgânicos, em especial a região Sul, onde o consumo é o dobro da média nacional. Verduras, legumes e frutas são os alimentos mais consumidos, mas há disposição de introduzir outros produtos orgânicos nos hábitos de consumo.

 

 

Serviço Diário Verde

Bio Brazil Fair | BioFach America Latina e Naturaltech 2017 – 13ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
Período: 7 a 10 de junho
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – Parque do Ibirapuera – São Paulo
Contato: (11) 2226-3100
Promoção/Organização: Francal Feiras
Site: www.biobrazilfair.com.br / www.naturaltech.com.br

Mais informações: Primeira Página Assessoria de Comunicação – Jota Silvestre
Telefone: (11) 5908-8214
Email: redacao.jota@ppagina.com