Conheça as histórias dos ‘Guardiões Orgânicos’ que produzem alimentos saudáveis

Agricultores, membros de entidades e pessoas apoiadoras da agricultura orgânica durante o lançamento do livro “Guardiões Orgânicos” que marcou o início das comemorações dos 30 anos da AAO, na Bio Brazil Fair, SP. Foto: AAO

 

Você sabia que o Brasil consome, em média, 7 litros per capita de veneno a cada ano, o que resulta em mais de 70 mil intoxicações agudas e crônicas em igual período, segundo dados do Dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

Devido a esta triste constatação, adquire grande importância a iniciativa da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) com o lançamento do seu primeiro livro ” Guardiões Orgânicos – histórias dos agricultores da Feira da Água Branca”.

A publicação, de autoria da jornalista Heloisa Bio (abaixo),  conta de uma maneira agradável as histórias de 11 agricultores que expõem seus produtos naturais e saudáveis na maior Feira de Orgânicos da capital paulista, no Parque da Água Branca

 

Será que os consumidores da Feira do Parque da Água Branca  já pararam para pensar como esses alimentos são produzidos e que o conhecimento dos agricultores sobre a terra impacta diretamente em mais qualidade de vida?

Jornalista Heloisa Bio, autora do livro. Foto: Divulgação

Afinal, são eles os produtores da maior Feira de Orgânicos da cidade de São Paulo,  que permitem ao público fazer a conexão com a origem dos alimentos saudáveis e sem veneno.

Você gostaria de conhecer quem planta e cuida do alimento orgânico que chega ao seu prato?

Para responder a esta pergunta, a publicação mostra a conexão entre o conhecimento vivo dos agricultores e o interesse dos consumidores, aproximando-os como elos de uma mesma rede alimentar.

São 106 páginas com histórias e imagens de 11 agricultores modelo desta que é a maior feira orgânica de São Paulo e uma referência para os paulistas.

Lançado durante a edição de 2018 da Bio Brazil Fair, a obra também marca os 30 anos de existência da Associação de Agricultura Orgânica.

 

 A publicação é fruto do trabalho de 30 anos da AAO, entidade pioneira no movimento pela agricultura orgânica que atua para democratizar o acesso a esses alimentos

 

São onze histórias  emocionantes de quem leva saúde e sabor à nossa mesa, das suas motivações, desafios e conquistas desses personagens.

E  traz um olhar para a relação dos produtores da Feira da Água Branca mantêm com a terra, visando resguardar a memória e o seu conhecimento.

Primeiro livro da AAO que conta histórias reais de êxito na agricultura orgânica para a produção sustentável de alimentos saudáveis. Foto: AAO

Políticas para a agroecologia

A publicação é um produto do trabalho de 30 anos da AAO, organização pioneira no movimento pela agricultura orgânica, que atua para democratizar o acesso a esses alimentos, além de apoiar a produção, articular e construir políticas voltadas à agroecologia e à segurança alimentar.

Consciência sobre a rede alimentar

O leitor poderá descobrir os conceitos do sistema orgânico, tais como diversificação, fertilidade do solo e preservação dos recursos naturais, além de ampliar a consciência sobre a rede alimentar da qual todos nós fazemos parte.

 

 

 

Quem são  alguns dos Guardiões Orgânicos

 

Foto: Heloisa Bio

 

Como o agricultor João Flores (esquerda) e sua família que  transformaram a propriedade em Caucaia do Alto (SP) em um modelo de prosperidade agrícola, impulsionados pela venda na feira;

 

 

Foto: Heloisa Bio

Ou
as descobertas do agricultor José Carlos Gonçalves (acima), de Ibiúna (SP) sobre as PANCs – plantas alimentícias não convencionais consideradas mato, e  que hoje conquistam o consumidor.

 

Um dos objetivos da iniciativa da Associação de Agricultura Orgânica é confrontar o atual modelo de produção de alimentos, baseado no uso de agrotóxicos e na expulsão do agricultor do campo, onde poucas empresas dominam o mercado do que comemos.

 

 

Os 11 “guardiões” que produzem alimentos saudáveis seguindo os princípios e práticas da agricultura orgânica e expõem na Feira da Água Branca. Imagem: reprodução do livro

 

 

 

Serviço Diário Verde

As pessoas interessadas no livro podem adquiri-lo por R$ 20,00 diretamente na sede da AAO, de 2ª a 6ª, horário comercial ou nos finais de semana durante a feira orgânica.  

  • AAO – Associação de Agricultura Orgânica

          Av. Francisco Matarazzo, 455 – Prédio do Fazendeiro – Sala 24 – Parque da Água Branca/SP
          Fones: (11)3875-2625
          Mais informações:  AAO 
          Email: marcio@aao.org.br

  • Feira Orgânica do Parque da Água Branca
    Francisco Matarazzo, 455 –  Perdizes/SP
    Terças, Sábados e Domingos – das 7 às 12h mais informações clique Aqui

 

 

AAO:  30 décadas de lutas pela Agricultura Orgânica

A Associação de Agricultura Orgânica – AAO é uma organização não – governamental, sem fins lucrativos, fundada em maio de 1989 por um grupo de engenheiros agrônomos, produtores, jornalistas e pesquisadores que já praticavam a agricultura orgânica e acreditavam na sua viabilidade sócio-econômica e ambiental.

Mais do que difundir práticas e técnicas, a AAO propugna pelo direito das pessoas a uma alimentação sadia e equilibrada, e que na produção de alimentos se preserve o meio ambiente e respeite o ser humano.

Por trás das principais Feiras Orgânicas de SP, como do Parque da Água Branca e Villa Lobos, está o trabalho de centenas de produtores orgânicos, organizados em torno da AAO – Associação de Agricultura Orgânica, que luta por sua estruturação no campo, pela certificação e garantia de origem desses alimentos, tentando mostrar que orgânicos não são produtos de luxo, que atendem só um nicho elitizado do mercado, mas algo acessível no dia a dia da população.

A entidade também batalha para mostrar que orgânicos não são produtos de luxo, que atendem só um nicho elitizado do mercado, mas algo acessível no dia a dia da população.

A associação possui 30 anos de história e posiciona-se hoje como uma das principais lideranças do movimento orgânico quanto a democratizar o acesso a esses alimentos.

Além disso, também vem pautando o tema nos principais veículos de mídia e campanhas educativas que fizeram história como a mobilização pela Lei da Alimentação Escolar Orgânica, a luta pela Feira do Ibirapuera, a Campanha contra a Pulverização Aérea de Agrotóxicos e o Maio Verde e Laranja.

A associação também liderou a articulação pela Lei da Alimentação Escolar Orgânica em São Paulo, mostrando que esta é a principal política indutora da produção, devendo atender até 2 milhões de refeições dia em 11 anos, e vem influenciando políticas públicas em diversos fóruns decisórios, como Consea-SP, Câmara Setorial da SAA, Frente Ondalva Serrano da Alesp, Plataforma de Apoio à Agricultura Orgânica, entre outros.