12ª Bio Brazil Fair e NaturalTech 2016 deverão gerar R$ 2,4 mi em negócios

As duas feiras realizadas simultaneamente na primeira semana de junho receberam 300 expositores de produtos orgânicos e naturais e quase 20 mil visitantes, dentre profissionais interessados em negócios e pessoas interessadas em conhecer novidades saudáveis durante os quatro dias do evento, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.

Os visitantes também puderam realizar compras de alimentos – frutas, cereais, méis, biscoitos, sucos, granolas, roupas, incensos, entre diversas outras opções, diretamente das empresas, bem como degustar a maior parte delas na maioria dos estandes.

Evidentemente,  o que está por trás do sucesso da 12ª Bio Brazil Fair| Biofach America Latina – Mostra Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia e  da 12ª Naturaltech – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde –  é o  aumento do interesse dos brasileiros por produtos que contribuam para proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida.

Os reflexos nos negócios de produtos saudáveis é tão grande que movimenta mais de US$35 bilhões/ano no Brasil. O valor é calculado segundo levamentamento realizado pela Euromonitor dos mercados somados  (produtos orgânicos e naturais – alimentos, cosméticos, moda e produção).

Negócios estimados em R$ 2,47 milhões

BIONATURAL_sessao0506_home
Foto: Primeira Página

As reuniões e negociações durante o evento entre empresas de produtos orgânicos e empresários, compradores, produtores e varejo poderão resultar em R$ 2,47 milhões nos próximos doze meses, segundo balanço final divulgado pela Francal Feiras, organizadora das duas mostras simultâneas.

Os encontros aconteceram nos dias 8 e 9 de junho, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, e colocou frente à frente 95 empresas, entre expositores das feiras e compradores situados em Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e até Portugal – entre elas, Carrefour, Coop e Angeloni.

 

O saldo final apresenta acréscimo de 140% de acordos em relação à edição do ano passado, quando o evento foi palco de 256 reuniões e ponto de encontro entre 20 compradores e 91 vendedores, rendendo R$ 1.022.500,00 para os meses seguintes.

Os valores registrados refletem o interesse cada vez maior do consumidor brasileiro por produtos e serviços que promovam saúde e bem-estar. A expansão deste mercado também pode ser observada na diversidade de opções ofertadas, cada vez mais ampla, o que contribui diretamente para um crescimento médio de 30% ao ano.

Orgânicos  podem chegar a R$ 3,2 bi em 2016

Somente o segmento de orgânicos representa R$ 2,5 bilhões deste montante, com crescimento estimado de 30% para 2016.

Com base no faturamento de 2014, análises com órgãos de varejo e acompanhamento de grandes redes, o Projeto Organics Brasil – desenvolvido pelo IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento)em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – estima que o crescimento em 2016 seja de até 30% e o faturamento atinja R$ 3,2 bilhões.

 

Sobre as feiras

Promovida pela Francal Feiras em parceria com a NürnbergMesse Brasil, a 12ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia representa um mercado em franca expansão e se divide em quatro categorias de produtos:

  • Bio Alimentos (carnes; sucos e bebida; leites, laticínios e ovos; frutas, verduras e legumes; pães, massas, bolos e biscoitos; mel e derivados; chocolates; café; alimentos orgânicos in natura; e congelados em geral),
  • Bio Cosméticos (aromas e essências, cremes, shampoos, sabonetes, tônicos e matérias-primas), Bio Moda (biojoias, confecções, tecidos e acessórios);
  • Bio Produção (insumos e fertilizantes, equipamentos e máquinas, certificadoras, consultorias, editorias e embalagens).

Simultaneamente, aconteceu a NATURALTECH – 12ª Feira Ide Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde. Trata-se do único evento brasileiro de negócios voltado ao segmento e que reúne o que há de mais atual em termos de alimentos funcionais:

  • Probióticos, vegetarianos, fitoterápicos;
  • Suplementos e shakes;
  • Produtos diet e light;
  • Mel e derivados;
  • Comésticos naturais;
  • Óleos essenciais e velas;
  • Tratamentos complentares e equipamentos.

Segundo a Francal Feiras, os novos produtos e novidades apresentadas nas duas mostras serão disponibilizadas nos próximos meses em lojas especializadas, supermercados, farmácias, restaurantes e e-commerces de todo o País.

Mais informações:

www.biobrazilfair.com.br