Walmart começa a vender carne sustentável da Amazônia em SP e no CO

São Felix do Xingu, no estado do Pará, é o município campeão com maior rebanho bovino do Brasil: 2,213 milhões de cabeças, segundo o IBGE. Foto: Divulgação

 

Neste início de setembro, Walmart iniciou a venda de carne bovina sustentável produzida na Amazônia nas lojas da rede no estado de São Paulo e região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal).

A gigante norte-americana comunicou a iniciativa à imprensa dia 29 de agosto, com a previsão de expandir a oferta do produto, aos poucos, para outras regiões do país, logo depois do anúncio do Carrefour  em 25/08 de que só compraria carne de áreas sem desmatamento.

A Walmart Brasil já havia anunciado em maio deste ano que passaria a monitorar toda a proteína animal bovina para garantir que 100% do produto comercializado cumpra critérios socioambientais até 2017.

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Foto: Divulgação

A carne sustentável com o rótulo “Rebanho Xingu” é oriunda do projeto Do Campo à Mesa,  iniciativa liderada pela organização The Nature Conservancy (TNC, veja mais informações abaixo), com participação do frigorífico Marfrig e pelo Walmart.

A meta é construir um modelo de pecuária sustentável a ser adaptado em diferentes regiões da Amazônia.

O projeto propõe o aumento da produtividade e o maior aproveitamento de pastagens degradadas sem a necessidade de desmatamento.

Outros parâmetros são também a busca por um processo que seja ambiental, social e economicamente viável.

Segundo o diretor de Sustentabilidade do Walmart Brasil, Luiz Herrisson, o Sistema de Monitoramento e Gestão de Risco da Carne Bovina do Walmart é fruto de cinco anos de trabalho e de um investimento superior a R$ 1 milhão.

 

“Desde o início de 2016, monitoramos 100% das fazendas que fornecem carne aos frigoríficos com plantas na Amazônia”, explicou Herrisson. “Depois dessa experiência bem-sucedida, vamos expandir o nosso programa para todo o país.”

Monitoramento de mais de 75 mil  fazendas que fornecem carne bovina aos frigoríficos

O sistema de monitoramento de dados por satélite analisa os fornecedores indiretos do Walmart, ou seja, as propriedades que fornecem aos frigoríficos parceiros da varejista, mapeando desde o desmatamento, terras indígenas e unidades de conservação, além das informações de listas públicas de áreas embargadas e trabalho escravo.

Desde o fim de 2015, todos os dados de fornecedores de carne bovina com plantas frigoríficas no bioma Amazônia estão inseridos na ferramenta. Isso representa mais de 75 mil fazendas que fornecem gado para cerca de 30 plantas frigoríficas pertencentes às empresas JBS, Marfrig, Boiforte e Masterboi.

A empresa informou  ainda que, atualmente o projeto é implantado em São Felix do Xingu, no Pará, conseguindo aumentar a produtividade nas 16 propriedades participantes em 54%, com a adoção de técnicas como rotação de pastos. Dessa forma, evitou que novas áreas de floresta sejam derrubadas.

“Para conservar a mata em pé, o produtor precisa de informação sobre a importância da floresta, de incentivo financeiro e de apoio técnico para a sua conservação”, disse o coordenador de Produção Sustentável da TNC, Francisco Fonseca, em nota. “Quando ele conta com isso, torna-se o maior interessado em cumprir a legislação ambiental.”

Quem é a TNC?

tnc_logo_home TNC

A The Nature Conservancy (TNC) é a maior organização de conservação ambiental no planeta. Criada em 1951, trabalha em todo o mundo com um objetivo em comum: proteger a natureza – as terras e águas das quais a  vida depende.

A entidade já ajudou a proteger mais de 48 milhões de hectares e oito mil quilômetros de rios em todo o mundo. Está presente em mais de 35 países e no Brasil  desde  1988, em todos os biomas do país.

 A TNC atua na busca   respostas para os principais desafios da conservação, como o desmatamento ilegal, as mudanças climáticas e a escassez de água doce.

Mais informações: TNC

 

Walmart no Brasil

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Foto: Divulgação

A rede norte-americana está presente no país desde 1995, e hoje opera com 485 unidades e cerca de 70 mil funcionários em 18 estados, além do Distrito Federal.

São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia).

Em 2015, o faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 29,3 bilhões. Em todo o mundo são  mais de 11.000 lojas ou conversa com um 2,2 milhões de funcionários em 27 países.

Mais informações: Walmart