Maior processadora de grãos de capital nacional do País, a Caramuru Alimentos será uma das participantes do German-Brazilian Bioeconomy Workshop que acontecerá na Marina da Glória do RIo de Janeiro, durante o evento Green Rio, de 11 a 13 de maio de 2017. Leia mais abaixo.
“Nossa participação tem um significado especial para nossa empresa, pois suas diretrizes estão solidamente assentadas sobre os princípios da bioeconomia”, diz o vice-presidente da empresa, César Borges de Sousa (abaixo), que participará como palestrante do evento. Ele lembra, por exemplo, que a Caramuru foi pioneira em trabalhar com a produção, processamento e exportação de soja não transgênica no Brasil.
“Operamos há 17 anos nessa especialização e, coincidentemente, o mercado alemão é um dos maiores consumidores deste nosso produto”, diz ele. De acordo com o executivo, a atuação da soja não-transgênica neste mercado diferenciado é extremamente trabalhosa, porque “o produto transgênico age como um verdadeiro rolo compressor”.
Para operar com competitividade no mercado, a Caramuru apoiou a criação de um inovador programa denominado “Soja Livre”, em parceria com sementeiros, industriais, Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Paralelemente, a companhia pratica uma política diferenciada para financiar a produção de não-transgênicos, pagando prêmios aos produtores que adotam a tecnologia e fornecem sua produção à empresa.
Bioeconomia
O German-Brazilian Bioeconomy Workshop contará com a participação de uma delegação da Alemanha, liderada pelo Secretário de Bioeconomia e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura da Alemanha, Sr. Clemens Neumann, que participará como palestrante neste Bioeconomy Workshop.
A bioeconomia é o uso sustentável e inovador de recursos renováveis para fornecer alimentos e produtos industriais com propriedades melhoradas. Além do crescimento econômico, a bioeconomia visa à segurança alimentar, à proteção climática e à conservação de recursos naturais escassos.
Neste workshop, especialistas em bioeconomia da Política, da Ciência e de Negócios fornecerão uma visão geral sobre a Bioeconomia no Brasil e na Alemanha e discutirão potenciais oportunidades de cooperação entre esses dois países.
O Governo Federal da Alemanha estabeleceu uma estratégia nacional de pesquisa “Bioeconomia 2030”, no qual foram investidos 2,4 bilhões de euros 2010 e 2016.
O objetivo é possibilitar, com pesquisa e inovação, uma mudança estrutural de uma indústria que utiliza o petróleo para uma bioindústria, que esteja ligada a grandes oportunidades de crescimento e de geração de emprego. Neste sentido, a Caramuru também marca presença, ofertando para o mercado brasileiro o biodiesel que produz em quatro de suas unidades industriais.
Serviço Diário Verde
Clique no banner para conhecer a programação