Objetivo do encontro com produtores foi mapear interessados em fornecer para o novo programa de Alimentação Escolar do município de São Paulo.
Com a aprovação da Lei 16.140/2015, que estabelece a priorização da compra de orgânicos na alimentação escolar, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA recebeu na manhã do segundo dia (11), o 1º Encontro com Agricultores Orgânicos para o Fornecimento de Alimentação Escolar da Cidade de São Paulo, fruto de uma parceira entre a Associação de Agricultores Orgânicos, Instituto Kairós, Instituto 5 Elementos e Prefeitura de São Paulo.
A iniciativa teve como objetivo mapear produtores orgânicos interessados em fornecer alimentos para o programa e esclarecer dúvidas sobre todo o processo de venda, desde a quantidade de produção até as formas de armazenamentos adotadas pela Prefeitura.
Por isso, a reunião contou com a participação de Danuta Chmielenska, assessora do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, responsável pelas compras públicas para a alimentação escolar.
Segundo ela, atualmente a verba alocada para agricultura familiar é de R$ 24 milhões, e o acréscimo de valor em produtos orgânicos é de 30%.
Danuta lembrou que como o processo está em desenvolvimento, é preciso realizar um trabalho em conjunto para resolver questões como a definição de preços dos produtos nas chamadas e a logística de entrega.