O aumento do interesse dos brasileiros por produtos que contribuam com hábitos saudáveis tem provocado reflexos nos negócios de produtos saudáveis que movimenta mais de US$ 35 bilhões/ano (*) no País.
O valor é calculado segundo levamentamento realizado pela Euromonitor dos mercados somados (produtos orgânicos e naturais – alimentos, cosméticos, moda e produção).
Somente o segmento de orgânicos representa R$ 2,5 bilhões deste montante, com crescimento estimado de 30% para 2016.
Neste sentido, as feiras Bio Brazil Fair| Biofach America Latina – 12ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia e a Naturaltech – 12ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde que acontecem de quarta-feira (8/06) a sábado (11/06), das 11 às 19h, na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, contribuem para estimular este dinâmico mercado.
Realizados simultaneamente, as duas mostras terão 275 expositores que devem receber 15 mil pessoas, com entrada gratuita, apresentando as últimas tendências e novidades em produtos orgânicos e naturais.
Os visitantes também podem realizar compras de alimentos – frutas, cereais, méis, biscoitos, sucos, granolas, roupas, incensos, entre diversas outras opções, diretamente das empresas, bem como degustar a maior parte delas na maioria dos estandes.
Em 2015, a rodada de negócios da Bio Brazil Fair somou mais de R$ 1 milhão na comercialização de produtos, sendo palco de 256 reuniões e ponto de encontro entre 20 compradores e 91 vendedores.
Orgânicos podem chegar a R$ 3,2 bi em 2016
O aumento do interesse dos brasileiros por produtos que contribuam com hábitos saudáveis tem provocado reflexos nos dados do setor de orgânicos.
Com base no faturamento de 2014, análises com órgãos de varejo e acompanhamento de grandes redes, o Projeto Organics Brasil – desenvolvido pelo IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – estima que o crescimento em 2016 seja de até 30% e o faturamento atinja R$ 3,2 bilhões.
Cresce o interesse e a preferência dos brasileiros por produtos naturais e saudáveis
A cada ano, os hábitos saudáveis e a preferência das pessoas pelo uso de produtos naturais vai conquistando maiores fatias dentro do mercado. E as empresas passam a notar o aumento de oportunidades em diversos níveis da cadeia produtiva, em novos segmentos e nichos específicos de um setor que, segundo levantamento da Euromonitor, fatura mais de US$ 35 bilhões por ano no Brasil, com crescimento de 98% nos últimos seis anos.
(*) O mercado de produtos naturais analisado pela Euromonitor envolve alimentos e bebidas de origem orgânica, funcionais, naturalmente saudáveis, livres de substâncias consideradas prejudiciais à saúde (gordura, açúcar, sal e carboidratos) ou que podem apresentar intolerância (glúten e lactose).
PROGRAMAÇÃO AMPLA E DIVERSIFICADA
Quarta-feira (8/06)
9H – Coletiva de imprensa: “Como a agricultura orgânica ajudará o Brasil a cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU até 2030?”
A plataforma de apoio à agricultura orgânica reúne os jornalistas no dia 8 de junho, às 9h, a fim de apontar os caminhos para o desenvolvimento da agricultura no País frente aos novos objetivos da ONU, para uma agenda mundial de sustentabilidade até 2030.
O encontro segue para um bate-papo com especialistas do setor, com destaque para Valter Bianchini, representante da FAO/ONU no Paraná (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), e Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
13H – Sessão de negócios
Idealizadas pela Francal Feiras, as rodadas acontecem nos dias 8 e 9 de junho, proporcionando diálogo mais objetivo e dinâmico entre empresários, compradores, produtores e varejo de diversos estados do País.
14H – Fórum Orgânico Internacional
Anualmente, autoridades do mercado mundial de orgânicos se reúnem em São Paulo para debater tendências, desafios, expansão do setor, novos canais de vendas, ampliação da oferta de produtos, entre outros temas.
O ponto de encontro é o 12º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, evento integrado à agenda oficial de discussões do setor no mundo
Em meio às autoridades nacionais, a grade do dia 9 acolhe também palestras internacionais, com tradução simultânea, ministradas por representantes das principais entidades do mundo ligadas ao setor.
Entre as personalidades confirmadas, estão Pablo Dessel, proprietário da Vinecol; Patricia Flores, coordenadora da IFOAM (International Foundation for Organic Agriculture); e Vincent Morel, diretor da Ecocert América Latina.
NOVIDADES: Sorgo, alimento do futuro e Café orgânico em cápsulas
Sorgo – Originário da África e Índia, e sucesso em vários países do mundo, o sorgo é um cereal sem glúten, com elevada capacidade antioxidante, anti-inflamatória, anticarcinogênica, adstringente e funcional. O alimento chega ao Brasil por meio da feira e pode ser utilizado como farinha e grão. (Empresas: Farovitta e Grings).
Café orgânico em cápsulas – Alinhada à tendência de mercado de monodoses – que oferece praticidade no preparo aos consumidores –, o mercado orgânico ganha três sabores de café em cápsulas para serem degustados em questão de segundos: Original, Moca e Intenso. (Empresa: Native).
Alimentos funcionais estão na ordem do dia de quem busca qualidade de vida
Chá orgânico secular – Com mais de três séculos de história no Japão, o chá verde é plantado no Brasil desde a década de 70, movido pelo desejo de oferecer um produto com qualidade e sabor idêntico ao disponibilizado no país de origem. (Empresa: Yamamotoyama).
EVENTOS GRATUITOS E ABERTOS AO PÚBLICO
Aulas de culinária vegetariana
8 a 11 de junho (11h às 18h) – Vai reunir especialistas para ensinar o passo-a-passo de entradas, pratos salgados, sobremesas e bebidas vegetarianos. As aulas continuam nos demais dias, sempre no mesmo horário, com entrada gratuita e vagas limitadas por ordem de chegada.
12º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica
8 e 9 de junho (10h às 18h) – Autoridades do mercado mundial se reúnem anualmente durante a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA para abordarem os desafios de um mercado em franca expansão. Com temas variados e pertinentes para o crescimento do setor, o Fórum confirma o foco das discussões sobre o futuro dos orgânicos no mundo e tendências de mercado, bem como questões ligadas à certificação dos produtos e selos de qualidade.
Seminário de Saúde e Alimentação com dr. Rey
9 de junho (18h às 19h) – Debate mudanças de paradigmas no quadro alimentar junto a profissionais de saúde, terapeutas, massoterapeutas, acadêmicos e consultores.
Mercado de Beleza Natural no Brasil
10 de junho (14h às 15h30) – Em pauta nas discussões, a relação da beleza com a saúde, levando-se em conta que o Brasil é o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo, e o segundo em cirurgias plásticas.
Aromatologia e Práticas Integrativas
10 de junho (16h às 18h30) – O Prof. Dr. Paulo Chanel (FCF-USP) viaja pelo mundo das plantas aromáticas e óleos essenciais, para explicar sua contribuição benéfica à saúde e bem-estar das pessoas. Já o médico Sérgio Alves mostra as diferentes utilizações da homeopatia, fitoterapia, massagens e técnicas corporais no manejo não farmacológico de diversas doenças.
9º Seminário SVB – Vegetarianismo em Foco
11 de junho (13h às 18h) – Realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, o encontro discute as diretrizes do mercado vegetariano no País e concentra palestras que abordam a importância da nutrição vegetariana e a relação dos alimentos com a saúde.
SERVIÇO:
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2016 – 12ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
Data: 8 a 11 de junho (quarta a sábado) – dias 10 e 11 abertos ao público
Horário: das 11h às 19h
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
FEIRA ABERTA AO PÚBLICO NOS DIAS 10 e 11, COM ENTRADA GRATUITA
Site: www.biobrazilfair.com.br