Diário Verde publica com exclusividade interessante artigo do empreendedor Alberto Gonçalves Neto, destacando o impacto sobre as empresas e o mercado das rápidas mudanças de hábitos alimentares que ocorrem no mundo e em nosso país – fruto da conscientização do consumidor na busca por melhoria na qualidade de vida e em adquirir produtos mais saudáveis.
O Brasil vive um momento de grande crescimento no consumo dos alimentos orgânicos e saudáveis, tanto in natura quanto industrializados. Discussões à parte, os alimentos sem agrotóxicos, integrais, sem glúten, sem lactose, não transgênicos, tem tomado cada vez mais espaço nas gôndolas, não só nas lojas especializadas mas também nas grandes redes.
O crescimento do espaço nas gôndolas dos Supermercados chega a 40% ao ano em algumas redes. Empórios, quitandas, restaurantes, feiras de produtos orgânicos e até hamburguerias estão surgindo oferecendo alimentos orgânicos e saudáveis.
Este momento chega bem depois do que ocorreu nos EUA e Europa, mas a velocidade por aqui é impressionante.
Em uma pesquisa realizada pela Consultoria Bain & Company, sobre 8 grandes tendências de crescimento de consumo até 2020, os alimentos saudáveis passarão de dispensáveis a necessários.
Bem estar animal no mundo
O cuidado com o bem estar animal, que tem uma relação direta com a produção de alimentos orgânicos, também se destaca com ações que estão ocorrendo.
Uma delas foi divulgada no terceiro trimestre de 2016 pela Humane Society International de que duas das maiores empresas mundiais de food service, Sodexo e GRSA , além de outros grandes grupos do ramo alimentício, anunciaram que eliminarão os ovos (líquidos e in natura) produzidos em gaiolas em toda a sua cadeia global de fornecimento até 2025, inclusive em suas operações no Brasil.
Grandes empresas que atuam em diversos segmentos, entre eles o food service, estão buscando os produtos orgânicos e saudáveis. Redes de padarias, de cafeterias, de franquias, lojas de conveniência de postos de combustíveis, além de empórios e hortifrutis, também aderiram aos produtos para atender a necessidade de seus clientes.
Combate à obesidade no Brasil: produtos orgânicos e saudáveis estão “invadindo” as escolas em São Paulo
Em Junho de 2015, a Organização Mundial da Saúde publicou um estudo que uma em cada três crianças sofre com sobrepeso e obesidade infantil no Brasil. Projeções da própria entidade apontam que até 2025 o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.
Diante deste cenário os pais dos alunos tem exigido das escolas que substituam os alimentos convencionais por produtos orgânicos e saudáveis, visando melhoria substancial na qualidade dos alimentos consumidos pelos estudantes.
Brasil movimenta US$ 34 bi em alimentos orgânicos e saudáveis
O consumo per capita americano nos produtos orgânicos é de US$45,00 ao ano, se comparamos com o brasileiro, que é de US$1,90 ao ano, faz do Brasil um mercado com muito espaço para crescer, mesmo levando-se em conta agrande diferença na renda entre as populações dos dois países.
A rede hoteleira é outra que esta demandando os produtos orgânicos e saudáveis. Hotéis de várias regiões do Brasil estão buscando esses produtos para oferecer aos seus hóspedes, tanto na operação frigobar quanto insumos para os restaurantes.
A procura não se restringe aos produtos industrializados mas também in natura.
Apenas tendência, este Mercado atualmente é realidade. Segundo a Euromonitor, o Brasil é o quarto mercado mundial em alimentos e bebidas orgânicos e saudáveis movimentando 34 bilhões de dólares.
Quem vive já vê e quem viver verá!
Alberto Gonçalves Neto é fundador da startup Mondial Brands e Professor Pós Graduação MBA (convidado) na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado (MBA) em Finanças Corporativas/FGV/RJ, possui especializção nos segmentos varejo, middle market, consultoria e é responsável pela área comercial da Mondial Brands.
A startup Mondial Brands distribui e representa produtos de reconhecido valor, atuando em mercados de produtos alimentícios orgânicos, saudáveis e premium, com itens nacionais e importados de alta qualidade.
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