Uma das 100 receitas da edição brasileira do livro “Vegano sem Frescura”, dos blogueiros norte-americanos Matt Holloway e Michelle Davis, criadores do site Thug Kitchen. A receita, testada e aprovada pela edição do Diário Verde, rende 4 sanduíches. Veja como é fácil:
Ingredientes
Maionese picante de coco
1 xícara de leite de coco
1⁄3 de xícara de seu molho de pimenta favorito
¼ de xícara de azeite de oliva
1 colher (sopa) de chia moída*
1 colher (chá) de suco de limão-siciliano
½ colher (chá) de alho em pó
uma pitada de sal
Feijão-preto cremoso
1 colher (chá) de óleo
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de pimenta vermelha em pó
¾ de colher (chá) de cominho em pó
3 xícaras de feijão-preto cozido
1½ xícara de caldo de legumes
suco de 1 limão-taiti
sal a gosto
Acompanhamentos
4 pãezinhos crocantes cortados ao meio e tostados
alface
tomate em fatias
cebola roxa em fatias
abacate em fatias
Modo de preparo
Primeiro, faça a maionese. Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou no processador e bata em velocidade alta por cerca de 1 minuto, até incorporar. Prove e veja se quer mais molho de pimenta. Transfira para uma tigela e mantenha na geladeira até a hora de usar. Vai engrossar enquanto resfria, tenha paciência.
Em seguida, prepare o feijão. Aqueça o óleo em uma panela grande, em fogo médio, e refogue a cebola por cerca de 5 minutos, até dourar. Junte o alho, a pimenta em pó e o cominho; frite por 30 segundos. Acrescente o feijão e o caldo, misturando. Espere ferver e diminua o fogo para bem baixo. Com um amassador de batata ou uma colher poderosa, amasse da melhor maneira que conseguir – como se fosse um guacamole mais pedaçudo. Adicione o suco de limão e prove. Se quiser, junte mais sal ou especiarias. Desligue o fogo e monte o sanduíche.
Pegue um pãozinho e besunte com uma porção da maionese picante de coco. Empilhe um montão de feijões na parte de baixo. Por cima, coloque o que quiser: alface, tomate, cebola roxa e um pouco de abacate são escolhas aprovadas, mas seja criativo e tal. Sirva imediatamente com um pouco mais de molho de pimenta.
(*) Sementes ricas em ômega-3 e cheias de fibras. Caso não encontrar, dá para usar linhaça marrom ou dourada moída.
Deu água na boca? Já experimentou? Conte pra gente nos comentários e também na nossa página do facebook.