A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinou convênio com o Projeto Organics Brasil por mais dois anos em solenidade, dia 3 de julho em S.Paulo, com entidades setoriais já parceiras da Agência.
O desafio para o setor de orgânicos é ampliar a internacionalização e a exportação de produtos com valor agregado.
O programa Organics Brasil foi criado em 2005 pela Apex-Brasil e nos seus dez anos de atuação já conta com 60 empresas associadas e negócios que movimentaram US$ 136 milhões em 2014.
Organics Brasil congrega atualmente mais de 70 empresas brasileiras, nos 6 biomas nacionais, reunindo mais de 1.000 produtos agrícolas, agroecológicos, agroindustriais, cosméticos, têxteis, além de fornecedores de serviços especializados – todas empresas que orientam-se para a produção sustentável, com variados graus de complexidade e certificação nacional e internacional.
O programa é o resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.
O presidente do IPD, Sandro Vieira, disse que o maior desafio do setor de orgânicos hoje, no front externo, é inserir o país no estabelecimento de acordos de equivalência entre regulamentações dos mercados internacionais, beneficiando as pequenas e médias empresas do setor.
“Contamos com o apoio da Apex-Brasil a vencer este desafio e abrir novos mercados para as empresas do Projeto”, disse Sandro Vieira.
O presidente da Apex-Brasil, David Barioni, deixou o desafio para as entidades: ampliar as exportações, com produtos de valor agregado, para aumentar a balança comercial.
O Projeto Organics Brasil atua nos segmentos cosméticos, serviços, têxteis, alimentos e bebidas orgânicas.
Fonte: Organics Brasil