No dia 26/05 começa a 15 ª edição da campanha nacional “Produto Orgânico – melhor para a vida”, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Realizada anualmente na última semana de maio, a versão deste ano tem como tema “Qualidade e saúde: do plantio ao prato”.
O objetivo do evento é informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico e estimular sua participação no controle de qualidade, melhorando a relação de confiança com os produtores.
Ao longo da campanha, serão repassadas nas redes sociais e em diferentes atividades presenciais informações sobre os cuidados, direitos e obrigações que os produtores, consumidores, processadores e comerciantes devem ter para garantir que, ao comprar ou consumir produtos orgânicos em feiras, lojas, hotéis e restaurantes as pessoas estejam, de fato, levando e consumindo produtos verdadeiramente orgânicos.
A mobilização deste ano também visa estimular gestores municipais e estaduais a ampliarem a compra de alimentos da agricultura familiar e orgânicos para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Diversas atividades
Realizada desde 2005 em todas as regiões do país, a campanha é marcada por diversas atividades, como feiras, seminários, exposições, degustação de produtos, panfletagem, rodas de conversa, trocas de sementes, eventos culturais, educativos e visitas de campo sobre qualidade de vida, sustentabilidade e agrobiodiversidade.
A mobilização também busca promover o produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que viabilizam a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, valorizando a biodiversidade, contribuindo para a saúde de todos e garantindo justiça social em todos os segmentos da cadeia produtiva.
A Campanha tem início na última semana de maio de 2019 e se estende até maio de 2020, com eventos e atividades em quase todas as unidades da federação.
Confira a programação das feiras em cada Estado aqui em baixo:
Mais informações: imprensa@agricultura.gov.br